Benefícios que trabalhar com a Gig Economy pode trazer para a sua vida profissional

O desenvolvimento tecnológico, bem como da informática e o surgimento da internet, criaram um novo mundo profissional cheio de possibilidades e de maior liberdade de atuação profissional, o qual é chamado de Gig Economy.

Provavelmente, você já ouviu falar a respeito dele, mas será que sabe de fato o que ele representa e quais são os seus benefícios para a sua vida profissional? Se surgiu uma enorme interrogação em sua mente nesse exato momento, continue a leitura e saiba o essencial a respeito dessa economia que tem se destacado no mercado.

Ao terminar a leitura deste artigo, aproveite para conferir as demais publicações do blog! 

O que é Gig Economy?

De acordo com a agência de marketing Rock Content, a Gig Economy consiste em uma economia alternativa em que as pessoas trabalham para empresas ou organizações, mas como freelancers ou autônomas. Com outras palavras, é uma economia pautada no que muitos conhecem atualmente como "bicos", para se referir ao trabalho que é alcançado, mas sem vínculo empregatício.

É um mercado em ascensão, vale dizer. Hoje, uma boa parte da população brasileira trabalha de forma autônoma, em serviços como Uber e Airbnb. A título de curiosidade, de acordo com a Exame, em levantamento realizado em 2018, algumas plataformas digitais que fornecem serviços esporádicos, contam com mais de 200 mil freelancers cadastrados. Um exemplo é a Workana, que reúne 219 mil e já recebeu mais de 100 mil projetos de empresas.

Em suma, esses dados revelam que a Gig Economy é, hoje, uma tendência, que, sem sombra de dúvida, vai se fortalecer muito mais nos próximos anos. Uma razão para acreditar nisso é que o Governo Federal já lançou uma lei que desburocratiza a relação de trabalho entre colaborador e empresa, estimulando assim o mercado Gig Economy.

Quais são os benefícios da Gig Economy para a vida profissional?

A Gig Economy fornece diversos benefícios para quem pensa ou para quem já atua segundo esse modelo de trabalho. A seguir, apontamos as principais:

Liberdade profissional 

É o profissional que decide se vai ou não pegar o trabalho freelancer, o que garante a ele maior liberdade em seu campo de atuação profissional.

Autonomia para fazer mais dinheiro

Outro grande benefício da Gig Economy é que se trata de um mercado que possibilita que o profissional faça a quantidade de dinheiro que suportar, sem limites. Com outras palavras, ele pode agarrar quantas oportunidades freelancers conseguir, e, assim, obter um bom rendimento no final do mês ou, quem sabe, por dia, semanalmente etc.

Sem cumprimento de horário

O profissional freelancer ou autônomo não precisa cumprir horários, como em empresas tradicionais, o que garante a ele maior liberdade para desempenhar suas tarefas. Por exemplo, caso ele tenha algum compromisso na casa de um parente durante o dia todo, pode comparecer a ele e, quando chegar em casa, retomar as tarefas.

O trabalho é móvel

Geralmente, quem trabalha no mercado Gig Economy, consegue levar o trabalho para onde for, sem que ele seja prejudicado, por exemplo, o profissional precisa realizar uma viagem para fora do país, nada impede, mesmo diante dessa circunstância, que ele realize suas tarefas como se estivesse no Brasil.

Como se vê, a Gig Economy é a essência do momento, da era digital, e, certamente, é uma tendência que tudo para se fortalecer nos próximos anos.

Receive our e-mails