Cansado da rotina de trabalho? Saiba como a Gig Economy pode te ajudar nesse momento!

Você já ouviu falar sobre o conceito de Gig Economy? Sabe sobre o que ele se trata e como pode revolucionar a sua relação com o trabalho? Caso você ainda não conheça esse conceito, não se preocupe, é sobre ele que falaremos no post de hoje.

E, caso você esteja cansado(a) da rotina de trabalho, continue nos acompanhando para entender como a Gig Economy pode ajudá-lo nesse momento. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e boa leitura.

Afinal de contas, o que é Gig Economy?

Conhecida também como um modo de economia alternativa, a gig economy diz respeito ao modo de trabalho de pessoas que optam por trabalhar como autônomos, ou até mesmo com trabalhos temporários – como motoristas de aplicativos e freelancers. 

Dessa forma, a gig economy acabou se tornando um resultado direto da flexibilização de mercado que esse modo de trabalho gerou, principalmente em plena era digital – que é a que vivemos.

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar sobre o termo gig economy, você certamente conhece pessoas que trabalham de forma autônoma, ou até mesmo é essa pessoa. Afinal de contas, estamos vivendo a verdadeira era do trabalho autônomo. Cada vez mais pessoas têm buscado trabalhar por conta própria, fazendo seus próprios horários e gerando a sua renda.

Inclusive, a flexibilidade é um dos motivos que mais faz com que cada vez mais pessoas escolham trabalhar por conta própria. Afinal, poder gerir os próprios horários e ganhos é o sonho de uma grande maioria. Com isso, a gig economy surge como uma forma de favorecer essa prestação de serviços temporários, como os que já citamos anteriormente.

Quem faz parte da Gig Economy?

Basicamente, fazem parte da gig economy todos os profissionais que decidiram deixar o ambiente de um escritório corporativo, ou seja, qualquer outra profissão limitada e estável, para conduzir suas vidas profissionais de maneira autônoma.

E, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a gig economy diz muito mais respeito a ter várias opções de ocupação do que apenas uma só. Ou seja, não se trata de algo impreciso e incerto, ou apenas o mais viável no momento. Apesar de várias pessoas entrarem para o mundo da gig economy por não poderem contar com outras escolhas, outras – e devemos dizer que a grande maioria – opta por gerir o próprio trabalho por ter sonhos diferentes e que não poderiam ser conciliados com um trabalho formal.

Cansado(a) do seu trabalho? Saiba como fazer parte da Gig Economy

Na gig economy você pode encontrar diversos trabalhos independentes. E é por isso que ela é tão atrativa. Você pode desempenhar qualquer função sob o modelo freelancer, e ainda assim gerir a sua própria carreira de maneira totalmente independente. 

E é por isso que o primeiro passo para começar a trabalhar por conta própria deve ser dado por você. Como? Escolhendo o tipo de carreira que você deseja ter no mundo freelancer, é claro. Para isso, leve em consideração quais são as suas habilidades, bem como experiências que você já tem. Isso fará toda a diferença.

Quer mais dicas sobre como ser um gig worker? Acesse nosso site.

Receive our e-mails